domingo, 24 de abril de 2011

Regionalização

Por regionalização deve-se entender a divisão de um grande espaço, com critérios previamente estabelecidos, em áreas menores que passam a ser chamadas de regiões. Cada região se diferencia das outras por apresentar particularidades próprias. Qualquer espaço é pode ser regionalizado, isto é re dividí-lo. Um país, outra região, um estado. Até mesmo as cidades são divididas em regiões. Pode ser região administrativa, natural etc. No plano global o mundo também é dividido em regiões. Cada continente se constitui numa região.
Mas o maior interesse na regionalização são aqueles relacionados à economia. Daí vem à globalização, que diferente do muitos pensam não é uma prática nova, pois remonta as grandes navegações. Refere-se a interdependência entre os vários países e REGIÕES, do mundo. Isto porque atualmente todos os países e regiões dependem um dos outros, por mais rico ou miserável que seja, ñ produz tudo q precisa nem consome tudo q produz. Mas a globalização envolve todos os campos da sociedade: política, esportes, cultura etc. Tudo é global, mundial. Pode-se dizer que qualquer evento natural ou social tem repercussão global. Cada região se diferencia das outras por apresentar particularidades próprias.
A Teoria da Regionalização Mundial tem por objetivo identificar grandes áreas do planeta com características próximas, no que diz respeito à população e a economia, ou ainda, semelhanças na Formação Sócio-Econômica-Espacial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário